Para fazer face ao bom relacionamento, boa bebedeira, muita alegria e alguma estupidez há mistura foram criados alguns “Estatutos” que vão passar a ser descritos abaixo:
Estatuto 00
(Dos Estatutos Constitucionais)
São dados a conhecer e desde já aprovados sem oposição por todos os quinze membros fundadores os seguintes Estatutos Constitucionais que fazem parte integrante da Tertúlia Guarita.
Estatuto 01
(De quem faz parte da Tertúlia Guarita)
Fazem parte da Tertúlia Guarita, com registo biográfico e cadastro alcoolémico em cartão próprio com a devida fotografia, única e exclusivamente os seguintes membros fundadores:
01- Vinagre
02- Urestes
03- Bakas
04- Quim
05- VáVá
06- Calças
07- Resineiro
08- Loureiro
09- Fábio
10- Russo
11- DiDi
12- Gimbras
13- Tó Zé
14- Fred
15- Teu
Ponto único – Poderão no futuro fazer parte novos membros da Guarita, mas mediante proposta, apresentada só por qualquer membro fundador e sujeito a aprovação por todos os membros Fundadores.
Ponto único 1 – A apresentação da proposta dos novos membros só poderá ser feita em sede de evento marcado no calendário referido no Estatuto 09.
Ponto único 1 + 1 = 2 – Caso seja aceite a sua entrada na Tertúlia Guarita, os novos membros não possuem o estatuto de fundador, mas sim, de convidado e terão que passar pela prova final prática denominada:
“O metabolismo do cérebro face ao consumo elevado de álcool”
Ponto único 1 + 1 + 1 = 3 – Na Tertúlia Guarita não existe qualquer tipo de cargos ou hierarquias, todos os membros, gozam da mesma responsabilidade e do mesmo grau de decisão.
ESTATUTO 02
(Do Hino e Músicas)
Como este grupo deve a sua honra e respeito há Bela Vila de Almeida foi eleito o seguinte Hino:
Hino
“Por isso eu vou, te apoiar
Sempre de coração,
Guarita nunca te falha,
Almeida és a nossa Paixão,
Lá lá lá lá lá lá lá lá lá lá lá,
Guarita nunca te falha,
Almeida és a nossa Paixão.”
Musicas:
São já algumas, será feito um anexo com as músicas que são cantadas durante as festas, conforme previsto no Estatuto 09.
Estatuto 03
(Da Jóia)
Todos os membros ficam obrigados, sem apelo, choro e desagrado, a uma contribuição mensal de 5€ (cinco euros), para fazer face às despesas inerentes à boa imagem e comunicação da Tertúlia Guarita.
Ponto único – Só em Assembleia Magna da Tertúlia Guarita e por votação da maioria dos membros fundadores da Tertúlia Guarita é que se pode alterar o valor estipulado.
Ponto único 1 – O pagamento da jóia deve ser pago através de transferência bancária para o NIB: 0045 4026 4021 176 0030 45. (são aceites também donativos nesta conta - muito importante)
Ponto único 1 + 1 = 2 – Os donativos vão reverter para a construção do futuro Lar de 3ª Idade dos Elementos da Tertúlia Guarita!
ESTATUTO 04
(Das Bebidas admitidas)
Os membros da Guarita só podem consumir dois tipos de bebidas e somente as que são alcoólicas: as nacionais e as estrangeiras, devendo esta última, obedecer ou estar muito próximo ao grau alcoólico da nacional.
Ponto único – Nas alturas festivas terá sempre de existir vários tipos de bebidas alcoólicas, entre as quais cerveja, sangria fabricada na sede da Guarita, vinho e algumas bebidas brancas.
ESTATUTO 05
(Do inicio do Ritual e do Evento)
No decurso do Calendário dos Eventos, definido no Estatuto 09, será sempre obrigatório vestir o traje oficial da Tertúlia Guarita e consumir sem limites moderados o máximo de bebidas alcoólicas.
Ponto único – No início de cada evento, os membros da Guarita devem sempre cumprir o seguinte ritual no primeiro consumo:
Cantar o Hino, conforme o Estatuto 02;
Proferir a frase “Na Guarita mão esquerda é pénalti”;
Finalizar com um pénalti.
Ponto único 1 – Quem por falta de gosto, exagero de apetite ou mesmo excesso de teor alcoólico rejeitar o pénalti, repetirá, quantas vezes forem necessárias, até que os membros da Guarita estejam satisfeitos com o respectivo membro.
Ponto único 1 + 1 = 2 – Não vigora este Estatuto quando qualquer membro apresentar uma percentagem de sangue no álcool que não permita avaliar com juízo as situações anómalas. Para o efeito, os restantes membros da Guarita terão de fazer voto de (des)confiança ao mesmo.
Ponto único MUITO ESPECIAL 1 + 1 + 1 = MUITO ESPECIAL – NA GUARITA MÃO ESQUERDA É SEMPRE PÉNALTI
ESTATUTO 06
(Da consequente “regurgitação”)
Sempre que algum dos membros da Guarita esteja mal disposto e consequente vontade de “regurgitar”, é livre de o fazer, porém, cumpre aos outros membros que mais próximos se encontrarem dele o zelo pela sua alma, nomeadamente obrigando-o a consumir bastante bebidas alcoólicas, porque está provado que não piora a situação.
Ponto único – A regurgitação é o fluxo controlado de conteúdo estomacal para o esófago e boca.
(Do abandono das funções)
Os membros presentes em sessão de evento, previamente marcada, ou numa outra reunião definida pela Guarita, nunca poderão abandonar o local sob pena de ser tomado em conta esse acto como de emigração ilegal.
Ponto único – Se a maioria dos membros entender que não houve justificação para esse acto, considerado de cruel para com a Guarita, poderá sancionar com uma praxe a definir pelos mesmos numa outra ocasião de encontro do grupo.
ESTATUTO 08
(Das bebedeiras e suas consequências)
Todas as bebedeiras, sem excepção, terão de ser curtidas decentemente e não poderá haver desordeiros, pois se houver será imediatamente “aniquilado” da Guarita.
Ponto único – Sempre que mais de 7 elementos da Guarita estiverem reunidos é obrigatório que seja pedida uma grade de minis SAGRES.
Ponto único 1 – Sempre que um elemento da Guarita em estado bem bebido, tirar a roupa, os outros elementos estão obrigados acompanhar esse elemento, tirando também a roupa. Não havendo desculpas de vergonha ou da temperatura.
Ponto único 1 + 1 = 2 – No caso de um membro sancionado com o castigo de “aniquilado” e de querer novamente entrar nas lides, terá de fazer o pagamento de uma coima, bastante pesada, e submeter-se a um ritual ou uma praxe a definir pelos restantes membros da Guarita.
Ponto único 1 + 1 + 1 = 3 – No mais não previsto neste estatuto, rege-se a Tertúlia Guarita pelos seus bons costumes e senso, onde a sobriedade, não poderá nunca ser aspecto relevante de análise.
(Da definição do Calendário de Eventos)
O Calendário de Eventos marca os acontecimentos sociais de reconhecida e elevada importância para os membros da Guarita.
Ponto único – Fica assim estipulado que, são nestes períodos que todos os membros confraternizam, comem e bebem muitas bebidas alcoólicas, prestando assim, as devidas honras e homenagem há tão prestigiada Vila de Almeida.
Aniversários:
· 12 de Janeiro - João Antunes Sampaio Rodrigues
· 17 de Fevereiro – Bruno Miguel Quadrado Correia Queimada
· 21 de Fevereiro – António José da Silva Gouveia
· 18 de Março – Raul de Figueiredo
· 21 de Março - Tiago António Monteiro
· 04 de Abril – Ruben Gomes Fernandes
· 05 de Abril – Frederico Miguel Pires Fernandes
· 02 de Maio – Fábio Emanuel Cabral Pereira
· 05 de Maio – Hugo António Garcia Almeida Monteiro
· 11 de Junho – André Ricardo Meireles Ribeiro
· 19 de Junho – Joaquim Daniel Vieira Loureiro
· 06 de Setembro - Vasco Manuel Augusto Pires
· 15 de Novembro – Hugo Miguel da Costa Clemente Fernandes
· 04 de Dezembro – Diogo Xavier Ramos Correia
· 20 de Dezembro – João Pedro Vieira Loureiro
Outras Festas:
· Agosto:
· Festa do Fumeiro
· Páscoa
· Natal
Ponto único 1 + 1 = 2 – Poderá realizar-se fora do estabelecido neste calendário e após a análise e decisão dos membros encontros que sejam de extrema importância e interesse para o reforço do apaladar dos gostos pela cevada e seus derivados.
Ponto único 1 + 1 + 1 = 3 – Após realização festiva na sede da Guarita, os membros da guarita ficam obrigados e deixar as instalações arrumadas numa prazo máximo de 7 dias, não sendo cumprido este prazo será aplicada uma coima a decidir em Assembleia Magna dos Membros Fundadores da Tertúlia Guarita.
ESTATUTO 11
(Da eleição do Bêbado Mortal)
No final da realização de cada evento e para prevalecer os bons usos e finalidades da Guarita, aquele membro que, por unanimidade na votação de todos os membros, conseguir pela sua comprovada bebedeira, o seu interesse e dedicação ao grupo, será eleito o “Bêbado Mortal” daquele extraordinário acontecimento.
Ponto único – É claro, como beber Cerveja e afins com teor alcoólico, que é reservado o direito aos membros da Tertúlia Guarita, se não for escolhido nenhum “Bêbado Mortal” então é porque não houve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário